Tuesday, August 01, 2006

A few facts about Jordan (and the Middle East in general) I.

  • A paisagem é de uma monotonia cromática impressionante, mas depois que você se acostuma, passa a ser bonito, principalmente quando os prédios são revestidos de pedra.
  • Se você tem alguma dificuldade de locomoção, este é o último lugar que se pode visitar. Amman é construída em cima de 7 montanhas (Jabals), e como se isso não fosse suficiente, as calçadas quando existem, tem quase meio metro de altura e geralmente com escadas. Haja fôlego!!!
  • O mundo quase todo usa numerais arábicos, mas aqui eles usam os INDIANOS, só pra confundir a mente de uma perdida como eu. Go figure!!!
  • Já que estamos falando de Árabe, eu só aprendo por obra de um milagre!!! Ou nasce sabendo ou é virtualmente impossível. Só pra começar, existem plurais diferentes, um até 2 depois de 2 a 11, depois volta pro singular até 30 e depois tem mais um diferente. (pode ser que isto tudo esteja errado também mas foi o que eu entendi)
  • As pessoas aqui são absolutamente hospitaleiras, fazem de tudo pra você se sentir bem vindo e levam essa coisa extremamente a sério.
  • Existem mais maneiras de se dizer "Oi, seja bem vindo" em Árabe do que imagina nossa vã filosofia.
  • Existem mais consistências pra iogurte do que imagina nossa vã filosofia também.
  • Eu achava que já tinha comido Falafel até chegar aqui. Não é nada comparável com nada que eu já tinha experimentado na vida e sugiro uma petição pra mudar a comida dos deuses de néctar e ambrosia pra Hommus, Falafel e Shawarma.
  • Morando aqui eu entendo perfeitamente que carro não é luxo, é uma necessidade extrema de qualquer ser humano vivendo em Amman (e arredores). And no I'm not saying it cause I'm a spoiled brat and no I don't have one here yet.
  • Eu não consigo entender como as pessoas conseguem viver com os salários daqui ganhando o que ganham. But then again, i didn't understand that in Brazil either.
  • Atravessar a rua em Amman é um desafio que pode levar uns 10 minutos, e segundo o Lonely Planet, existem truques úteis como fingir que está chamando um táxi pra poder parar pelo menos uma fila de carros. Eu ri quando li isso pela primeira vez, porém é das informações mais valiosas para se viver aqui.
  • Fumar aqui é permitido em qualquer lugar, fechado ou aberto, inclusive os locais com sinais de não fume. Aliás, eu só conheço 2 homens que não fumam aqui, o sobrinho do Bashar de 3 anos e o irmão de 18 mas este dizem que é só uma questão de tempo.
  • A água está prevista para acabar aqui em mais ou menos 20 anos.

Aguardem a parte II em breve.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home